O Departamento de Motricidade Orofacial da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia instituiu o dia 14 de agosto como o Dia de Atenção à Respiração Oral. O objetivo dessa ação foi promover a conscientização da importância de uma respiração adequada.
A respiração oral acontece quando se respira a maior parte do tempo pela boca e não pelo nariz, que é a situação ideal. Ela pode ser causada por fatores obstrutivos ou habituais. É muito comum na infância, mas pode acompanhar o indivíduo até a fase adulta.
A causa obstrutiva é caracterizada pela dificuldade de passagem de ar pelo nariz como consequência de processos alérgicos, como ‘’inchaço’’ da mucosa nasal, das adenóides e/ou amígdalas.
Já na causa habitual, como o próprio nome diz, o hábito de respirar pela boca se mantém, mesmo se os fatores acima já foram eliminados.
Quando não tratada, ocasiona problemas oclusais, posturais, má qualidade do sono, cansaço, irritabilidade e baixo rendimento escolar.
O diagnóstico e tratamento devem envolver equipe multidisciplinar formada por pediatra, otorrinolaringologista, alergista, ortodontista, fisioterapeuta e fonoaudiólogo, para definir a melhor estratégia a ser usada para restabelecer a respiração nasal.
Cristiane Chaves
Fonoaudióloga / CRFa: 1577
Mestre em Ciências Fonoaudiológicas – UFMG
Clínica Essencial
Rua Professor Cândido de Almeida 144, Joana D´Arc, Lagoa Santa (MG)
Telefone: 3681-4260