O bruxismo é uma disfunção caracterizada pelo ranger ou apertamento dos dentes. A origem do termo vem do grego brychein, que foi apresentado pela primeira vez como la bruxomanie (bruxomania). Além disso, no século XV, acreditava-se que pessoas com bruxismo estavam sob efeitos de bruxaria.
O bruxismo pode acometer o indivíduo em estado de vigília e/ou à noite, sendo considerado nesse caso, um distúrbio do sono. Pode vir acompanhado de alguns hábitos como roer as unhas, morder objetos (lápis, caneta…) ou os próprios lábios e bochechas. É comum as bochechas ficarem machucadas internamente.
Está associado a situações de tensão, ansiedade e alterações de oclusão dentária.
Provoca dores de cabeça, na região do pescoço, mandíbula, ouvidos e nos músculos da face. Pode acarretar desgaste dos dentes, disfunção da articulação temporomandibular, zumbidos e deve ser acompanhado por equipe multidisciplinar.
Com a Fonoaudiologia é possível melhorar os sintomas do bruxismo, promovendo a conscientização do problema e reequilibrando a musculatura envolvida, através de exercícios apropriados.
Cristiane Chaves
Fonoaudióloga / CRFa: 1577
Mestre em Ciências Fonoaudiológicas – UFMG
Clínica Essencial
Rua Professor Cândido de Almeida 144, Joana D´Arc, Lagoa Santa (MG)
Telefone: 3681-4260